terça-feira, 1 de setembro de 2009

no guia da folha online

01/09/2009 - 08h00
Festival É Tudo Verdade exibe documentário sobre Toninho do PT

da Folha Online

Começa nesta terça-feira (1º), depois de sessão especial para convidados realizada um dia antes (31), a segunda parte da 14ª edição do festival de documentários É Tudo Verdade, em São Paulo.

Pela primeira vez, neste ano, o evento é dividido em mostra competitivas, em março e abril, e mostras especiais, exibidas na Cinemateca (região sul da capital paulista) no segundo semestre. As sessões vão até a próxima segunda-feira (7/9).

Um dos destaques desta segunda fase é o ciclo O Estado das Coisas, que lança o documentário brasileiro "Ecos" (2007), de Pedro Henrique França e Guilherme Manechini, sobre a trajetória de Toninho do PT, ex-prefeito de Campinas assassinado em 2001. Outra estreia do ciclo é ainda o brasileiro "Fordlândia" (2008), de Daniel Augusto e Marinho Andrade, sobre a criação, pelo magnata Henry Ford, de uma cidade no Pará, para a produção de látex.

É Tudo Verdade promove também retrospectiva inédita da obra documental do francês Louis Malle, que ganhou a Palma de Ouro em Cannes em 1956, pela produção "O Mundo do Silêncio", dirigido em parceria com o pesquisador Jacques Cousteau.

Entre os filmes dirigidos por Malle, serão exibidos "Vive le Tour" (1962), em que mostra a prova ciclística de seu país pelo olhar dos retardatários, "A Busca da Felicidade" (1986), sobre a vida de imigrantes nos EUA, e "O País de Deus" (1986), um retrato de opiniões e da religião de habitantes de Minnesotta.

Novos filmes do norte-americano Robert Drew, como "Um Presidente a Lembrar na Companhia de John F. Kennedy" (2008), e do cineasta uruguaio Gonzalo Arijon, a exemplo de "Olhos Bem Abertos" (2009), integram a programação do festival.

Nenhum comentário: