
(O que fez o Kassab?)
Não sou petista, em primeiro lugar. Quando criança, influenciado pelo meu pai, abanava bandeiras do Tripoli (ex-PSDB, atual PV) e acompanhava meus pais nas votações (da cédula a então urna eletrônica) para teclar: 45.
Mas o tempo passou. E quando chegou 2001 eu tirei meu título de eleitor, já convicto do meu próximo voto, em 2002. Era naquele, o da esperança, o do homem sindicalista, de passado de lutas, o nosso 'companheiro', o Lula. E novos anos se passaram, alguns escândalos surgiram. E, evidentemente, que o Lula já não significa a mesma pessoa que era então na minha ideologia de 2002.
Quando veio 2004, indepedente de partidos, eu me rebelei. Tinha certeza que Marta Suplicy deveria ser reeleita. E continuo achando. Pelo simples fato de que desde que me entendo por gente nunca havia visto de perto uma revolução social como ela fez. E são inúmeras, e que não atingem apenas a classe baixa, como bradam alguns elitistas. Em primeir lugar, Marta enfrentou uma máfia das mais perigosas, que foi a dos Transportes. Implantou o Bilhete Único, quando a oposição dava risadas - "isso nunca vai dar certo". Bom, ele está aí, até hoje. Com a única diferença de que agora você não carrega mais na catraca - 1º retrocesso de Kassab, vulgo fantoche de Serra.
E ainda tem os CEUs... Lembro exatamente de um almoço na casa de uma amiga, em meio às discussões sobre o segundo turno do pleito municipal na cidade. "Porque a Marta isso, o Serra aquilo". Até que a empregada disparou: "No meu bairro, todo mundo vota na Marta. Se vocês soubessem o que o CEU transformou minha região, vocês também votariam nela. Ou não, porque ele não é para ricos, né?". Aquilo foi um soco no estômago para alguns, a (re)convicção para outros. Quatro anos depois do seu primeiro mandato, vem o Kassab falar que construiu não sei mais quantos CEUs. Na minha cabeça, isso sempre foi mentira. E, conversando com um taxista que mora na zona leste, tive a certeza: "Os CEUs que ele diz ter feito não são nem de longe iguais aos da Marta. Ele é bem menorzinho, bem mal-feitinho...". - 2º retrocesso de Kassab.
Estas são as duas principais ações de Marta. E agora vamos ao Kassab.
- Cidade Limpa. Ok, é importante, a cidade está mais bonita. Mas que conseqüência social isso tem?
- Alargamento da Av. Paulista. Ok, está mais bonita. Mas que conseqüência social isso tem?
- E me pergunto: que ação social fez Gilberto Kassab? AMAs? Aquele posto que supostamente é fácil de marcar consultas, o paraíso da saúde? Aff...
É pela minha contínua convicção de que nenhuma transformação na cidade é válida se não for ali embaixo, aos que realmente precisam, que me indigna ver como essa cidade que eu nasci e moro votará em peso no Kassab.
E quando vou discutir com pessoas da mesma classe contrária a sua candidatura tenho de ouvir: "Não gosto da Marta"; "Ah, ela é uma vaca!"... Discussões infundadas; argumentos vazios.... Triste.
Ok, vão dizer alguns: "tava demorando para ele fazer uso político do blog". Bom, mas aproveitando a piadinha de algum amigo (que eu sei bem quem é) que assinou um post como 'Gilberto Kassab' eu manifesto aqui o meu voto. E eu sei que muitos já sabem.. Sim, ele é 13, é da Marta Suplicy. Porque eu ainda voto pensando lá embaixo e não no asfalto da minha esquina.