terça-feira, 7 de abril de 2009

para um bando de loucos

desespero em um 2 de dezembro de 2007

antes de mais nada, devo lembrar que sou palmeirense. mas fui, por curiosidade própria, à pré-estreia do documentário 'Fiel', de Andrea Pasquini. o longa retrata a nação corintiana, com foco nos anos de 2007 e 2008 - período de queda à série B, contra o Grêmio, até o retorno à Série A. o roteiro de marcelo rubens paiva e serginho groisman privilegia fundamentalmente a torcida e seus integrantes. e extrai bons depoimentos do 'bando de loucos', e que não se limita às classes mais baixas. recurso que facilmente cairia no clichê de que o corinthians é o time do povão.pasquini vai pelo caminho oposto: 'Fiel' faz confirmar que o time reúne retratos de um Brasil extenso - e misturado.
além de bons depoimentos, como 'você nasce um corintiano, não tem reversão'. ou do filho, ao lado do pai: 'o corintians tá no sangue, na veia. aqui (apontando para o peito) não tem coração. se colocar o raio-x vai estar o símbolo do corintians'. na lotação, no entorno do pacaembu, num estádio em goiás, debaixo de sol ou chuva, empinhado na multidão, eles gritam, vibram, choram e sofrem. "meu pai uma vez disse assim: 'você vai querer ser corintiano? tem certeza? que nem eu e seu avô? então se prepara: que você vai sofrer'", diz um dos sofredores.
se no início a diretora peca pelo excesso de depoimentos sobre o 'ser corintiano' e a rotina de pré-jogo envolvida, a situação se inverte no percurso de rebaixamento ao retorno da elite do campeonato brasileiro (uma situação já vivida por nós, palmeirenses). é aí que, talvez, pasquini poderia ser mais generosa. ou vai ver que ela foi correta, mas injusta numa comparação com o início do filme. ainda assim, vale por esse estopim: "descobri que tenho câncer há um tempinho e a única coisa que minha família não me proíbe de fazer é ir ao jogo. porque isso não tem como".
o melhor mesmo de 'Fiel' está na não-utilização de narrador. quem conta essa história é a torcida. que, de fato, nunca abandonou. e deve, mais uma vez, comprovar isso nas bilheterias -dos cinemas.

2 comentários:

Ecos - vida e morte de Toninho do PT disse...

el el el, o Baixinho é da Fiel!!!

Anônimo disse...

eu vi ele com a camisa do timão na augusta outro dia!!